![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0o8bOfOzeD4N7d4c521tMoxcVGerlaHvAcZDfXBJVKDP-LI83jxxvGP0jnpfJS8HKAKGBmr9t3ll9eyUC9DIi2f7azAOz3F44EMZUNsWn_ghbu_W_BQjZng5igkJqUE_nWNm52HHyxlA8/s320/crianca-ouvindo-musica.jpg)
Olá pessoal, pesquisei nesse dia a respeito de um assunto muito interessante, que de fato me assustou. Saiu no dia 28/09/2009 uma pesquisa feita na Europa, mas também saiu em diversos paises a respeito limitação do volume dos leitores MP3, iPods e outros leitores de música para evitar perdas de audição, conforme a união Européia.
Conforme no site European Commission , em breve, os leitores MP3 e os iPods vendidos na UE vão passar a ter obrigatoriamente um dispositivo de regulação automática do volume para evitar a exposição a elevados níveis sonoros que pode levar a lesões auditivas. Isto é muito sério, principalmente para quem é musico ou um apreciador, que ouve radio e músicas durante o dia.
Na maioria dos leitores de música pessoais, o volume de som oscila entre 60 e 120 decibéis ajustados. Segundo os cientistas, a perda auditiva é menos provável a níveis inferiores a 80 decibéis ajustados, o que é mais ou menos equivalente a gritos ou ao ruído do tráfego de uma rua vizinha, é 120 dB em seu volume máximo equivale à intensidade de uma turbina de avião durante a decolagem. Mesmo a um nível de 80 decibéis ajustados, não há risco se os utilizadores ouvirem música até 40 horas por semana. Mas se aumentarem o som, nem que seja pouco, o risco dispara. O máximo recomendado são 80 decibéis ajustados, cinco horas por semana.
Quem ouve principalmente com aqueles fones pequenos tem um risco ainda maior, o pior é que pode perder a audição ao passar dos anos.
Então fique esperto e leia a bula! rs
Fonte: Revista ISTOÈ
http://ec.europa.eu/news/
Nenhum comentário:
Postar um comentário