segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pequenos estudos sobre Gálatas 5. 22





Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

O fruto do Espírito é inserido naqueles que nascem de Deus e são cultivados pelo Espírito Santo fazendo com que o novo homem ande em novidade de vida e não mais esteja sujeito a carne.


O fruto do Espírito são qualidades morais cuja origem é Divina, o que Paulo selecionou foram características essenciais antes adulteradas pelo pecado que começa a ser restaurada, após a regeneração, pelo Espírito Santo.



1. O Amor (gr. Αγάπη)

O amor ágape é o amor pelo qual Deus nos amou primeiro: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado (Rm.5:5).

Esse amor é a base, o alicerce onde todos os outros frutos são edificados. Ninguém pode dizer que tem um fruto e o outro não; o que pode acontecer é que alguns frutos amadurecem mais rápido que outros.
O amor (ágape) nos constrange e leva-nos a agir ao contrário daquilo que a lógica estabeleceu como padrão. (1Co.13) é o exemplo daqueles que nasceram do Espírito: vivem um amor que não busca seus próprios interesses.


O Amor de Deus excede todo entendimento. Efésios 3:19

O amor de Deus é incalculável, indescritível, indecifrável, lindo, poderoso e eterno, o amor do nosso Pai é perfeito.
Deus criou o homem á sua imagem e semelhança. Uma das semelhanças do homem com Deus, é que o homem tem capacidade para amar. Entretanto, com a entrada do pecado na vida da humanidade, a corrupção foi total. Até mesmo está capacidade para amar, que homem tem, ficou corrompida.
Mas através da morte de Cristo por nós, esse amor resurje com força total, Deus nos dá o privilégio de viver e partilhar seu amor, e nada pode nos separar desse amor.


Romanos 8:39

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Nenhum comentário: